Conecte-se

ENSAIOS

ENSAIOS#ISTANBUL

Istambul

Gustavo Minas | Brasília (DF)

Diário de viagem a Istambul feito em outubro de 2022. Inconscientemente inspirado no capítulo sobre a hüzün do livro Istambul, de Orhan Pamuk.

31 de ago. de 232 min de leitura
31 de ago. de 232 min de leitura

Istambul sempre esteve na minha lista de cidades para fotografar, por isso fiquei muito feliz com o convite de um festival para ministrar um workshop e visitar a cidade em outubro de 2022. Minha visão da cidade já estava impregnada de imagens icônicas, desde as clássicas de Ara Güler, até as mais contemporâneas de Alex Webb e de muitos grandes fotógrafos que vivem ou trabalharam lá.

Na preparação para a viagem, decidi finalmente terminar a leitura de Istambul, livro de Orhan Pamuk cujo capítulo sobre “hüzün”, uma espécie de melancolia turca, está na introdução do livro do Alex Webb sobre a cidade. E não sei se foi por causa do livro ou porque os dias estavam um pouco frios, ou porque em alguns dias resolvi passear por bairros fora do roteiro turístico, mas me deparei com muitos personagens que me lembraram desse sentimento de perda de um passado glorioso. Senhores silenciosos, sempre a fumar, sozinhos ou a jogar dominó dentro das igualmente melancólicas casas de chá, que são talvez os locais mais bonitos e mais difíceis de fotografar em Istambul.

Estas personagens e lugares intemporais, as travessias entre Europa e Ásia, além das mesquitas e seus vários chamados à oração diário, me deram a impressão de que quem vai a Istambul se move não só no espaço, mas também no tempo.


#ISTANBUL
TURQUIA
VIAGEM
ORHAN PAMUK
FOTOGRAFIA DE RUA